terça-feira, 29 de junho de 2010

Paradise Kiss


Carinhosamente apelidado de “Parakiss”, pelos fãs, é um mangá shoujo, para garotas, de Ai Yazawa, que ilustra o dilema clássico de qualquer adolescente: a vida, em apenas cinco volumes.

A história se passa ao redor de Yukari Hayasaka,uma estudante de colegial que tenta entrar para uma faculdade decente, que deixe sua mãe orgulhosa. Irritada com tudo e todos, é um único passo para atravessar a rua que muda a sua vida. Enquanto caminha, ela encontra, ou melhor é encontrada, por Arashi Nagase, um dos integrantes do grupo Paradise Kiss.

Yukari não leva a sério a proposta de se tornar modelo para o desfile do grupo dele, afinal qualquer um que esteja na faculdade de moda Yazawa (fictícia)não passa de um vagabundo que não tem melhor chance na vida. Preocupada com seu estudo e com medo do rapaz (um punk de cabelo loiro espetado e alfinetes no rosto) ela foge. Tenta, pois é interceptada por outro membro do grupo: Isabella, igualmente assustadora para a garota.

Depois de desmaiar e um monólogo com Deus, a estudante acorda e vê o que um anjo. Errado. Era apenas o terceiro membro do grupo, Miwako Sakurada.

Novamente em fuga, é apelidada de Caroline ao deixar o “Atelier”, um pequeno bar abaixo do nível da rua, pintado com borboletas e a porta de rosa choque cheio de “um forte cheiro de um doce chinês sendo assado” de onde se podia ouvir uma música histérica.

Por fim, quando é apresentada ao/ raptada pelo líder do grupo, George Koizumi (sim, esse é o nome dele), ela se entrega de vez à esse mundo de fantasias onde não há limites aparentes e o único objetivo é realizar seu sonho.

Destaque do mangá e da autora é a elaboração ultradetalhista dos personagens e roupas, variando de kimonos à vestidos rendados. Para aqueles que afirmam que o anime destrói a magia do mangá, há o detalhe dos pequenos elementos surreais espalhados em paisagens cotidianas e reais, como uma lagartixa xadrez subindo um poste de rua, balões sorridentes que mudam de expressão, monstros de óculos ou até sapos bípedes gigantes entre a multidão. Cada um dos 12 episódios traz a simpática animação de encerramento, na qual os personagens aparecem em versões chibi (pequenos e mais fofinhos) dançando “Do You Want To” de Franz Ferdinand.

Spin off da também celebrada série da autora, Gokinjo Monogatari (Uma História da Vizinhança), Parakiss, embora não seja de enredo profundo, traz uma mensagem de por quem vivemos a nossa vida, como vemos a vida de outros e como viveremos nossa própria. Com uma temática profunda suavizada por um romance idealista falho e pitadas de comédia, é um trabalho que remete às incertezas da juventude e o confronto do sonho e da realidade, afinal, mesmo a pura rosa branca pode tornar-se azul se tingida

Ficha técnica:

Autora: Ai Yazawa

Mangá: 5 volumes, tamanho 13,7 x 21,5 cm, média de 177 págs., ed. Shodensha, pela Conrad no Brasil.

Anime: 12 episódios, média de 30 min. Produzido pela A

niplex e Madhouse Studios.

Abertura: Lonely in Gorgeous, de Tommy Frebruary6

Enderramento: Do You Want To, de Franz Ferdinand

Link para download (Animescenter): http://www.animescenter.com/index.php?secao=midia_epis_lista&anime=Paradise_Kiss&pagina=1

Como é um anime inteiramente na moda, achei fotos lindas,

que incluem a minha analise pessoal:

Os penteados e acessórios de cabeça apesar de surrealistas, são perfeitos. A tendência dos maxi acessórios é seguida a risca (adorei as rosas azuis!).

O vestido do desfile final tem mangas bufantes (originado no período vitoriano) saia abiê, totalmente perfeito.

Outra tendência é o corte de cabelo da Yukari. Franja bem curta e reta, super fashionista:

Outro lado da história apresenta uma moda estilo punk:

Paradise Kiss

Por fim os chapéus gigantes que complementam o look, marca registrada do parakiss:

Special Thanks : Tomaz ( pelo resumo do anime , da música do parakiss, e da sugestão da ideia da matéria), Animescenter e Minitokyo (fonte de algumas das imagens). Obrigadaa ^^

Um comentário:

  1. Estou sem comentar nada faz um tempo, mas percebi que as suas matérias estão bem mais completas e a escrita melhorada^^ está de parabéns
    Quanto ao paradise kiss, cheguei a ver até o episódio 9 do anime, mas realmente, já ouvi falar que o mangá é muito superior nesse caso.

    ResponderExcluir